sexta-feira, 24 de junho de 2011

ADAH

É comum nas edições de Julia, nós vermos referencias as diversas artes, como cinema, música, pintura e até mesmo quadrinhos. Como a carreira do criador da criminóloga de Garden City é bastante consolidada, não é surpresa encontrarmos os nomes de outras criações do autor sendo utilizados em personagens das histórias de “Aventuras de uma Criminóloga”.

Na edição nº 46, Berardi utilizou os nomes Marion Colman e Patrícia O’Shane. A primeira foi uma personagem da revista Marvim, e a segunda foi uma personagem de Ken Parker. Isto foi tema de uma postagem, que pode ser lida através do link abaixo:

http://juliahq.blogspot.com/2008/09/marion-colman.html





Na edição nº 77, a personagem homenageada foi Adah, que deu nome a personagem Adah Bennet, a mãe seqüestrada que teve a casa invadida por uma assaltante de Banco.

Adah é uma personagem clássica na trajetória de Ken Parker, e é considerada uma das melhores publicações da revista. A edição referida é a nº 46 de Rifle Comprido, e foi publicada no Brasil pela Editora Vecchi.



A história da edição 46 de Ken Parker narra à trajetória de Adah, uma escrava negra, desde o seu nascimento até a idade adulta. A personagem é ajuda por Ken, pois está sendo procurada por assassinato.



Os fatos presentes são apresentados enquanto Adah se recorda de fatos do passado, percorrendo sua infância, adolescência, e os acontecimentos de sua fase adulta, passando pela guerra civil americana, sua libertação da escravatura e prostituição.



Sem duvidas, as referencias das inúmeras artes que são utilizadas por Berardi nas revistas de Julia, sempre nos proporcionam um gostinho de nostalgia e satisfação, pois são incorporadas com maestria nas histórias da criminóloga.

2 comentários:

Unknown disse...

Gosto destes detalhes, é bom conhecermos mais da personagem e mesmo essas inferências que o autor vai construindo, bacana mesmo!!
Parabéns, pelo ótimo trabalho Ilson!!
E dá-lhe J. Kendall!!
Aos poucos, vou construindo a coleção e vamos pondo a casa em ordem:
http://wilsonsacramento.blogspot.com/2011/06/sebos-uma-viagem.html

Unknown disse...

Talvez Adah tenha sido o melhor roteiro já escrito por Berardi na sua carreira.Já a arte da história referida , faz jus ao argumento: impactante.Esse capítulo de Ken Parker deveria servir de exemplo para os demais profissionais da área dos quadrinhos é até mesmo do cinema.